A Toyota,
principal montadora japonesa, anunciou um recall de 7,4 milhões de veículos no
mundo, produzidos entre 2005 e 2009, por conta de uma falha no sistema de
vidros elétricos que, segundo a empresa, pode provocar incêndios. A ação é
voluntária e envolve os modelos Corolla, Camry, RAV4, Scion xD, Yaris, Tundra,
Sequoia, Matrix e Highlander - os últimos não são vendidos no Brasil. Ainda não
há informações se a convocação envolve carros da marca no país.
Segundo
a fabricante, o recall não envolve veículos produzidos após 2010 porque o
sistema mudou desde então. Nos Estados Unidos estão envolvidas 2,5 milhões de
unidades produzidas entre 2007 e 2009, assim distribuídas (por modelo e ano de
fabricação):
• Yaris 2007 e 2008 (aprox. 110.300 unidades);
• RAV4 2007 a 2009 (aprox. 336.400);
• Tundra 2007 a 2009 (aprox. 337.100);
• Camry 2007 a 2009 (aprox. 938.100);
• Camry Hybrid 2007 a 2009 (aprox. 116.800);
• Scion xD 2008 a 2009 (aprox. 34.400);
• Scion xA 2008 e 2009 (aprox. 77.500);
• Sequoia 2008 e 2009 (aprox. 38.500);
• Highlander 2008 (aprox. 135.400);
• Highlander Hybrid 2008 (aprox. 23.200)
• Corolla 2009 (aprox. 270,900)
• Matrix 2009 (approx. 53,800)
Além dos EUA, foram convocados 1,39 milhão de veículos
na Europa e 1,4 milhão na China, 460 mil no Japão, 650 mil na Austrália, 490
mil no Oriente Médio, 240 mil no Canadá e 330 mil em outros países.
O defeito
O
comunicado da Toyota diz que o sistema de acionamento dos vidros não recebeu
lubrificação suficiente e, com o uso, o motorista poderá enfrentar dificuldade
para usá-lo, dando a sensação de "pegajoso", descreve a montadora. O
uso de lubrificantes comprados poderá causar faíscas e eventual incêndio.
Mega-recall em 2009
Este é
um novo incidente para a Toyota que, nos últimos anos, teve de anunciar outros
recalls que afetaram sua reputação de confiabilidade e segurança. A maior
convocação foi iniciada no fim de 2009. Ela foi motivada por um defeito no
tapete, que bloqueava o pedal do acelerador, o que poderia provocar acidentes
letais. A ação envolveu unidades vendidas no Brasil. Na ocasião, 8,7 milhões de
veículos foram chamados, de setembro de 2009 a fevereiro de 2010, alguns deles
também por outro tipo de problema, como a reação lenta dos freios.
O
Congresso dos Estados Unidos abriu uma investigação e o presidente da Toyota
teve que pedir desculpas publicamente. Para completar, a empresa foi multada em
mais de US$ 50 milhões.
Desde
então, a Toyota tenta recuperar a reputação de segurança, em um contexto no
qual o Japão passa por uma crise econômica, com o iene valorizado, o que
diminui a competitividade da produção nipônica, e o impacto provocado pelo
terremoto e tsunami que devastou o nordeste do país em março de 2011.
A montadora japonesa conseguiu recuperar o primeiro
lugar entre as principais empresas do setor, superando a americana General
Motors.
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