terça-feira, 10 de setembro de 2013

Executivo da Audi confirma que A3 será nacional

Local e início da produção ainda seguem indefinidos.
Novo A8 e A3 Cabriolet estreiam no Brasil em 2014.


No que depender de Ulrich Hackenberg, novo membro do Board for Technical Development da Audi, a empresa produzirá o novo A3 no Brasil. "Não sei dizer quando ou onde, mas tenho certeza de que vamos produzir o novo A3 no Brasil", disse o executivo ao G1 nesta terça-feira (10), primeiro dia do Salão de Frankfurt.

Já Luca De Meo, CEO de Marketing e Vendas, garantiu que até o fim do ano a Audi fará um anúncio com mais detalhes sobre a operação. "O Brasil é um mercado fundamental para nós, e por inúmeras razões é importante aue tenhamos um produção local", analisou De Meo. Segundo ele, o A3 Sedan é o modelo mais "interessante para" o mercado brasileiro.

O executivo ainda confirmou que o novo A8, está sendo lançado em Frankfurt, chega ao Brasil no próximo ano. Com carroceria feita inteira de alumínio, com exceção dos pilares da coluna B (central, entre as portas da frente e traseiras), o sedã ficou mais leve: pesa 1.830 kg, o que a Audi chama de "melhor na categoria" para os modelos com tração integral.


Na Alemanha, ele terá dois motores a gasolina, além de blocos a diesel: um 3.0 V6 de 313 cavalos e um 4.0 V8 de 441 cv.

Fabricação deve ser no PR

A intenção de abertura de fábrica no Brasil já havia ficado clara no início deste mês, quando a companhia anunciou o alemão Jörg Hofmann como o novo presidente e CEO da Audi do Brasil.

A Audi chegou a produzir o antigo A3 no Brasil entre 1999 e 2006, na fábrica da Volkswagen, em São José do Pinhais (PR), onde espera-se que vá fabricar o Novo Golf, da sétima geração, que divide a mesma plataforma com o novo A3, o que aumenta as chances de que a produção do compacto premium ocorra lá.

A suspensão da produção do "A3 nacional", em outubro de 2006, ocorreu por causa da baixa demanda pelo modelo. Depois disso, ele voltou a ser apenas importado.

A3 Cabriolet

A versão conversível do A3 já havia sido anunciada para Frankfurt durante o lançamento do A3 Sedan, na Hungria. Ela chega ao Brasil segundo semestre do ano que vem, mesmo ano que a começará a importação do sedã, para completar a oferta que já conta com A3 Sport A3 Sportback (4 portas).

O conversível esportivo é oferecido com três opções de motores: os dois motores TFSI 1.4 e 1.8 que produzem, respectivamente, 140 cv e 180 cv de potência.; e o propulsor 2.0 TDI de 163 cv. No entanto, de acordo com a Audi, outros motores serão lançados: desde um 1.6 TDI, com 110 cv, a um 2.0 TFSI, que fornecerá ao Audi S3 Cabriolet 300 cv de potência. Todos os motores do novo Audi A3 Cabriolet combinam as tecnologias de injeção direta, do turbo e do sistema Stop-start .


A transmissão do novo Audi A3 Cabriolet também aposta na tecnologia de última geração. O veículo com motorização 1.8 TFSI chega ao mercado com câmbio S tronic de sete velocidades que, juntamente com o sistema Audi Drive Select, oferece a função de roda livre, que melhora ainda mais a economia de combustível. O 1.4 TFSI e o 2.0 TDI são combinados com uma transmissão manual de seis velocidades. A tração integral e permanente quattro, outra novidade e uma oferta exclusiva do compacto conversível, estará disponível em breve, segundo a montadora.

Em comparação ao modelo antecessor, o novo Audi A3 Cabriolet cresceu de 4,24 m para 4,42 m, em comprimento; de 2,58 m para 2,60 m, na distância entre-eixos; e de 1,77 m para 1,79, em largura. Já a altura (1,41 m) foi reduzida em 15 milímetros, o que dá ao conversível de quatro lugares uma aparência mais elegante e esportiva na estrada. A capacidade do porta-malas cresceu 60 litros e ficou mais fácil carregá-lo. As rodas podem chegar a 19 polegadas.



Na versão básica, o carro pesa apenas 1.365 kg e apesar de ser maior e mais confortável que a versão anterior, é cerca de 50 kg mais leve. Incluindo seus reforços especiais, responsáveis pela elevada rigidez torcional, a carroceria pesa 30 kg a menos do que antes, com o capô feito em alumínio. O modelo tem três versões, Attraction, Ambition e Ambiente, e 16 opções de cores.

O novo Audi A3 Cabriolet vai sair da linha de montagem da fábrica da Audi em Györ, na Hungria, que recebeu mais de 900 milhões de euros para sua ampliação. As vendas começam na Alemanha, no outono, e as primeiras entregas serão feitas a partir do primeiro trimestre de 2014.

S3 Cabriolet

Também exibida no salão alemão, a versão top S3 Cabriolet, que chegará ao mercado pouco depois do lançamento do A3 Cabriolet, surpreende pela performance altamente esportiva. O motor 2.0 TFSI produz 300 cv e tem torque máximo de 380 Nm. Equipado com câmbio S tronic de seis velocidades, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. O consumo de combustível combinado do motor turbo de quatro cilindros é de 14 km/litro.

O sistema de transmissão quattro funciona com uma embreagem multidisco hidráulica controlada eletronicamente. A carroceria foi rebaixada em 25 milímetros e por trás das rodas de 18 polegadas se encontram freios de 17 polegadas. Rodas de 19 polegadas também estão disponíveis em conjunto com o Audi Magnetic Ride. A direção progressiva é de série.

ESTÁ PENSANDO EM COMPRAR UM CARRO?

JA POSSUI UM SEGURO DE AUTOMÓVEL?
VALE A PENA FICAR DESPROTEGIDO?

 ENTÃO CORRA PARA FAZER A COTAÇÃO DE SEU CARRO NA