Poderíamos dizer que o “Google Glass” é um óculos inteligente, mas
provavelmente estaríamos menosprezando a magnitude da invenção.
No mês passado, um vídeo foi divulgado mostrando algumas
funcionalidades dos óculos; claro, por ser um dispositivo inédito e inovador,
muita gente ficou de boca (e olhos) bem abertos. O “Google Glass” projeta uma
pequena tela logo acima do campo de visão do usuário; ali, aplicativos podem
mostrar mapas, músicas, previsão do tempo, rotas e até fazer chamadas de
vídeo, tirar fotos e – ao mesmo tempo – compartilhar tudo através da
internet. O dispositivo pode ser controlado tanto por um touchpad em sua
lateral, quanto por comandos de voz.
O visual dos óculos é algo a se discutir, mas suas funcionalidades,
não. A lente de projeção não ocupa todo o campo de visão do usuário e possui
uma tecnologia que permite ao observador ler seu conteúdo sem a necessidade
de mudar seu foco de visão. A princípio, claro, o “Glass” será compatível com
aplicativos do próprio Google, mas certamente centenas de aplicativos serão
desenvolvidos por terceiros. Possibilidade de uso é o que não falta.
Além de todas essas funções que mostramos, há funções bem legais já
previstas para o “Glass”; a mais recente fala em reconhecimento de pessoas
pela roupa que elas estiverem usando. Um aplicativo fará com que o produto
ajude a detectar outras pessoas, mesmo que seus rostos não estejam visíveis.
Já pensou?! O sistema se chama “InSight” e deve servir como facilitador em
locais movimentados como aeroportos, estádios, shows e por aí vai...
O New York Times também já prepara seu app para o “Glass”; ele
exibirá, de hora em hora, fotos e manchetes de notícias. Caso você dê o
comando, o dispositivo ainda lê a notícia inteira para você. Outros
aplicativos prometem tirar fotos, aplicar filtros e compartilhá-las automaticamente
nas redes sociais.
A previsão é que os primeiros usuários consigam o “Google Glass” ainda
este ano. A expectativa é que ele custe algo em torno de US$ 1,5 mil, mais ou
menos R$ 3 mil. Os apps desenvolvidos para o “Glass”, segundo o próprio Google,
deverão seguir quatro princípios básicos: design personalizado, respeitar a
tela e não invadir demais o campo de visão do usuário; intervir apenas em
momentos oportunos; e não surpreender o usuário com conteúdos possivelmente
indesejados. Agora é esperar para ver... ou apostar.
As tecnologias estão cada vez mais valiosas e mais importantes em
nossas vidas, por isso lembre-se sempre de ter um seguro de seus aparelhos tecnológicos.
Veja a seguir
o vídeo-propaganda o qual a google fez. Infelizmente não esta em português,
porém da para ver como que funciona está extraordinária tecnologia.
Que tal usar a criatividade e imaginar possíveis usos para o mais novo e desejado gadget? Participe, deixe sua sugestão nos comentários.
Conheça a Losangulo Corretora de Seguros, e faça a cotação de seu seguro online: |