segunda-feira, 29 de julho de 2013

BMW vai lançar carro elétrico no Brasil no segundo semestre de 2014

Compacto i3 é apresentado hoje, em eventos em NY, Londres e Pequim.
Primeiro elétrico de série da marca tem autonomia de até 160 km.



O i3, primeiro carro elétrico para produção em massa da BMW, deve chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2014, disse ao G1 o responsável pela submarca "i" no Brasil, Carlos Côrtes. "O mercado brasileiro é o maior da América Latina para o i3", diz o executivo sem revelar a expectativa de vendas. O modelo foi apresentado mudialmente nesta segunda-feira (29), em eventos simultâneos em Nova York, Londres e Pequim. Ele também será atração da marca no Salão de Frankfurt, em setembro próximo.

Para o lançamento de um veículo desse tipo no Brasil, no entanto, ainda há desafios a ser superados. "O primeiro passo é a regulamentação, saber como vamos tratar o carro elétrico no Brasil. É uma negociação com o governo", ressalta Carlos Côrtes.
Outro desafio apontado pelo executivo para a comercialização no país é fazer com que o cliente entenda o que é a mobilidade elétrica. "Vamos fazer campanhas publicitárias para educar o cliente", diz.

A falta de postos públicos de recarga no país — apenas alguns shoppings do Rio de Janeiro e de São Paulo disponibilizam o serviço — também é avaliada pela montadora, que tenta solucionar a defasagem. "A BMW vem tentando criar parcerias estratégicas para ter mais postos de recarga. É importante ter postos públicos, mas o cliente vai carregar o carro em casa na maioria das vezes", explica Côrtes.
i8 também no Brasil
Embora acabe de lançar o i3, a BMW já fala no próximo elétrico, i8. Os dois foram criados como carros-conceito e foram exibidos em diversos salões nos últimos 2 anos. O i8, é um "irmão" maior do i3. De acordo com Peter Schwarzenbauer, o novo modelo será lançado em 2014 na Europa. No Brasil, a previsão é para 2015.
Fábrica em Santa Catarina
BMW ainda não revela especificamente quais modelos serão produzidos no Brasil, na futura fábrica de Santa Catarina. Atualmente ocorre a terraplanagem do terreno em Araquari. A construção deve começar em novembro.
A diretora de relações governamentais da BMW no Brasil, Gleide Souza, disse ao G1que serão fabricados localmente os modelos de maior volume de vendas no mercado brasileiro — entre os mais vendidos estão Série 1, Série 3 e X1.
Sobre o modo de produção, Gleide destaca que apenas a estamparia não vai ser feita no país, devido ao volume. "Serão 32 mil unidades de capacidade instalada. Para justificar ter uma estamparia, precisamos de, no mínimo, 100 mil unidades", argumenta. Segundo ela, a estamparia será feita na Alemanha, enquanto todos os outros processos produtivos serão feitos no Brasil. "O Inovar-Auto prevê 12 processos produtivos. Desses, vamos atender 8 e, progressivamente, chegar a 9, que é o exigido para até 35 mil unidades em dois turnos de 8 horas e 250 dias", afirma.
Segundo Gleide, serão contratados 1.200 funcionários e apenas 50 serão estrangeiros. "Já contratamos para a parte de gerenciamento e administrativa. Em outubro, começa a contratação do pessoal da parte operacional", afirma. "Todos os contratados serão treinados em SC ou na Alemanha."



'Nova era'
"A BMW entra em uma nova era", afirmou o CEO do BMW Group, Norbert Reithofer, ao explicar em Nova York a importância deste lançamento para a história da marca e para a mobilidade urbana em si. Segundo a montadora alemã, os carros elétricos serão a principal solução nas grandes cidades.
 "Eu e o prefeito Michael Bloomberg nos comprometemos a fazer de NY a cidade mais 'verde' do mundo", disse Reithofer.
Desenvolvido para uso urbano, o i3 chegará às lojas da Europa em novembro deste ano, ao preço inicial de 34.950 euros (cerca de R$ 104.297) na Alemanha e 25.680 libras (cerca de R$ 88.739) na Grã-Bretanha. Em seguida, até abril de 2014, o carro deve entrar no mercado americano, custando US$ 42.275 (cerca de R$ 95.046).
Ainda não há detalhes sobre o preço sugerido para o mercado brasileiro.
O CEO chegou a dizer que, para carregar um carro elétrico, o americano gastaria 30% a menos que gasta atualmente nas bombas de gasolina.
Para carregar,  o i3 precisa de 8 horas em uma tomada de 220 volts, diz Carlos Côrtes, gerente no Brasil para a submarca "i". A BMW vende, como acessório, um carregador rápido chamado Wallbox; há uma versão que leva 6 horas e outra de 3 horas.

0 a 100 km/h em 7,2 segundos
O compacto ecológico é construído sobre uma plataforma de fibra de carbono e alumínio, que o tornam mais leve. "Pela primeira vez a fibra de carbono é usada em larga escala na nossa indústria", afirmou o CEO.
A BMW diz que a célula de passageiros, feita de plástico reforçado por fibra de carbono (CFRP) "anula" o peso extra da bateria de íon-lítio.
O cmotor elétrico pesa 50 kg e desenvolve 125 kW de potência, equivalente a 170 cavalos, segundo a fabricante. O torque gerado, de 25,5 kgfm, leva o modelo a acelerar de 0 a 60 km/h em 3,7 segundos e de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. A velocidade máxima é de 150 km/h.
"É a primeira vez que um carro é basicamente igual ao [conceito] que mostramos 2 anos atrás", diz em entrevista exclusiva ao G1 o diretor, Peter Schwarzenbauer, responsável pelo pós-venda da marca.
De acordo com a BMW, a autonomia do i3 varia de 130 km a 160 km. As baterias de íon-lítio têm durabilidade de 100.000 km e garantia de 8 anos, e podem ser carregadas em uma tomada convencional. "Nos EUA, por exemplo, o consumidor dirige em média 40 milhas por dia. Com 100 milhas, tem mais autonomia do que precisa", descreve Schwarzenbauer.

Um motor de dois cilindros e 650 cm³, movido a combustível, cuja função é apenas manter a energia das baterias, sera oferecido como opcional, ampliando a autonomia em 100 km.

Conectividade
O i3 vem equipado ainda com freios ABS, assistente de frenagem e controle de ação. O modelo também será vendido com um cartão SIM e será conectado à internet.
Por ele é possível usar o sistema  ConnectedDrive, que permite, por exemplo, compartilhar informações do veículo, como a autonomia, com smartphones, "calcula" a rota e se há energia suficiente para chegar até o destino final, indica, se necessário, um modo mais econômico de condução, além de apontar os postos de recarga mais próximos.


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