Vamos analisar um comparativa feito entre dois hatches para
ver o melhor custo- benefício desses carros e podemos ver uma análise feita do
Seguro Auto.
Analise realizada pelo Auto Esporte
É verdade que o Fiat Palio Fire é o carro mais barato do país na configuração com duas portas, mas quando se trata da
versão quatro portas (que representa a maior fatia de vendas do hatch
italiano), o Renault Clio parte de preços mais acessíveis. Comprar um Renault
Clio é R$ 740 mais barato do que um Palio Fire, segundo as tabelas oficiais das
versões com quatro portas. A pequena diferença de preço pode criar uma dúvida
na cabeça do consumidor. Mas, e se pesarmos outros aspectos, como segurança,
preço de seguro, desvalorização e conforto, qual leva a melhor? Confira agora:
Fiat Palio Fire 1.0 4 portas
|
Renault Clio Authentique 1.0 4 portas
|
|
|
Preço
|
|
A partir de R$ 26.190
|
A partir de R$ 25.450
|
Motorização
|
|
Motor 1.0 Flex, que entrega 75 cv de potência a 6.250 e 9,9 kgfm de
torque a 4.500 rpm, quando abastecido com etanol. O câmbio é manual de cinco
velocidades
|
Motor 1.0 Flex de 80 cv de potência a 5.750 rpm e 10,5 kgfm de torque
a 4.250 rpm, quando abastecido com etanol. A caixa de câmbio é manual de
cinco velocidades.
|
Desempenho
|
|
O 1.0 deixa a desejar face o 1.0 EVO atualizado do Uno, que permitiria
uma condução mais relaxada e econômica. Com regimes de funcionamento médio
para elevados, nem parece um 8 válvulas. O câmbio tem engates pouco precisos
como no Renault. Na cidade, ele dá conta dos 940 kg da versão quatro portas.
O torque menor e a exigência de mais giro para entregar seu melhor, deixa o
econômetro numa situação "vermelha".
|
Apesar de mais potente, o motor do Clio é 16 válvulas. Isso o torna
afeito a giros mais altos. Mesmo assim, a potência máxima e torque chegam
ligeiramente mais cedo que no Fiat. O câmbio tem engates pouco precisos e
vibra bastante durante a condução. Por outro lado, o indicador luminoso de
troca de marchas é mais eficiente do que o econômetro analógico da Fiat.
Junto com a força maior em médios e altos regimes e números melhores de
desempenho, o Clio leva nesse quesito.
|
Principais itens de série
|
|
Vendido como "o carro mais barato do Brasil", o hatch sai de
fábrica com dois principais ítens de série: o econômetro analógico e o
indicador digital do nível de combustível. Apesar do espaço de sobra no
painel de instrumentos antiquado, o conta-giros ficou de fora e faz falta.
Economia de custo é a orientação naquele que foi criado para ser em conta.
Como exemplo, em 2003 esse modelo tinha airbags laterais como opcionais. Pelo
menos é possível encontrá-lo com airbags e ABS, uma vitória no quesito itens
de série.
|
O modelo de entrada da Renault sai de fábrica com conta-giros
(bastante claro, por sinal, e com divisão de faixas de rotação para aumentar
a economia do motor) e indicador de mudanças de marcha. Todas as versões
também contam com predisposição para rádio, item que fica de fora da listagem
básica do carro da Fiat. A exemplo do rival, o Clio foi um bocado empobrecido
ao longo dos anos, lembrando que em 1999 ele tinha airbags frontais de série.
Agora, ainda não é possível encontrar um com os itens de segurança nas
concessionárias.
|
Espaço
|
|
Com 3,82 m de comprimento, 1,43 m de altura e 1,63 de largura, oferece
bom espaço para o motorista e o passageiro dianteiro. Os 2,37 m de
entre-eixos, no entanto, fazem com que os passageiros do banco de trás tenham
pouco espaço para as pernas. O porta-malas de 290 l oferece um bom espaço
para a categoria. Com teto quase plano e colunas bem verticais, o Palio leva
a disputa do espaço.
|
O entre-eixos 10 cm maior permite aos passageiros do banco traseiro do
Clio terem maior espaço para as pernas, mas os bancos mais elevados do que os
do Palio não deixam muito espaço de sobra entre a cabeça e o teto, cuja queda
também prejudica. O hatch tem 3,81 m de comprimento, 1,41 m de altura, 1,64 m
de largura e porta-malas de 255 l. Se você não for levar passageiros mais
altos atrás ou muitas malas, pode ser uma boa opção, porém não é tão versátil
quanto o Fiat.
|
Conforto
|
|
A versão 2014 recebeu novos bancos, que oferecem conforto em percursos
mais distantes. As suspensões macias também contribuem. O renovado volante
tem boa empunhadura e revestimento agradável. A ergonomia está datada. Exemplo
da ausência de ajuste de altura no banco do motorista. Ainda assim, o
conforto é mais privilegiado no Palio.
|
Mais firmes, os bancos do Clio não se destacam tanto pelo conforto,
mas seguram mais em curvas. A direção é mais dura de manobrar. O câmbio também
exige mais força e decisão nas passagens, mas agrada os que gostam de mais
conexão mecânica. O senão está no ambiente datado que dispensa, por exemplo,
qualquer ajuste da coluna de direção.
|
Acabamento
|
|
Apesar de a posição dos comandos internos agradar, as saídas de ar são
muito baixas. Não é fácil mexer em tudo rapidamente, a posição do som é
o único quesito em que o Palio ganha. Já o porta-malas tem quase nenhuma
forração, permitindo que malas soltas batam na lataria e façam barulhos.
Mesmo com isso, ainda tem soluções de projeto mais inteligentes.
|
Emprestado do irmão Sandero, o painel de instrumentos é mais moderno
do que o do Palio Fire, mas o acabamento, no geral, também é bastante
simples. Fica ainda mais clara a simplificação geral do projeto, em especial
a eliminação de material fonoabsorvente. A ergonomia dos comandos,
especialmente a improvisação dos botões dos vidros dianteiros, deveria ser
revista.
|
Consumo
|
|
Apesar de a Fiat divulgar intensivamente a economia de combustível do
Palio Fire, nossos testes urbanos e com o tanque abastecido de Etanol
registraram média de 6,9 km/l, abaixo dos 8,8 km/l divulgados oficialmente. É
pouco menos que o Clio.
|
As médias de consumo do Clio também ficaram bem abaixo do registrado
pelo Inmetro, mas com desempenho melhor do que o do Palio. Foram 7,3
km/l em ciclo urbano e abastecido com etanol, enquanto a média oficial é de
9,5 km/l. Ainda assim, foi mais econômico que o Fiat.
|
Segurança
|
|
O hatch conta com airbag duplo e freios com sistema ABS, conforme
exigido pela legislação, além de EBD, sistema que distribui a força aplicada
nas frenagens e complementa o ABS. É apenas o obrigatório, porém o
grande negócio é que todas as unidades encontradas são equipadas com tais
itens. Ponto que garante mais peso ao Palio.
|
Apesar de a Renault informar que os preços praticados atualmente se
referem às unidades com airbag e ABS, as revendas consultadas pela reportagem
ainda não oferecem o Clio equipado com os equipamentos de segurança, conforme
exigido por lei para os carros produzidos em 2014. Modelos sem os itens podem
ser vendidos apenas até março.
|
R$ 1.695, em média. O valor representa 6,47% do valor do carro.
|
Média de R$ 1.324, o que representa 5,20% do valor do carro.
|
Cesta de peças
|
|
R$ 2.566,86, sendo R$ 564,35 por um farol, R$ 219,31 por uma lanterna
traseira, R$ 172,65 por um retrovisor lateral, R$ 526,42 por um para-choque
traseiro, R$ 18,69 por um filtro de ar, R$ 852,86 pelos jogos de
amortecedores e R$ 212,58 pelos jogos de pastilha de freio. Ligeiramente mais
cara, a cesta é um dos pontos que o rival leva.
|
R$ 1.963,77, sendo R$ 399,72 por um farol, R$ 367,48 por uma lanterna
traseira, R$ 244,99 um retrovisor externo lateral, R$ 444,83 por um
para-choque traseiro, R$ 46,21 por um filtro de ar, R$ 326,20 pelos jogos de
amortecedores e R$ 134,34 pelos jogos de pastilha de freio.
|
Desvalorização
|
|
8,34% no primeiro ano
|
8,44% no primeiro ano
|
Garantia e pós-venda
|
|
O Palio Fire 2014 passou a receber 1 ano de garantia total, mais 2
anos de garantia para motor e câmbio. Sem limite de quilometragem. As
revisões devem ser feitas a cada 10 mil km e as três primeiras, somadas,
custam R$ 998.
|
A Renault também oferece 3 anos de garantia total para o Clio, ou até
100.000 km rodados. Somadas, as três primeiras revisões do Clio saem por R$
960.
|
E nas lojas?
|
|
Ainda é possível encontrar algumas unidades do hatch à venda em
concessionárias sem o recente ajuste de preços. Nesse caso, a versão com
quatro portas sai por R$ 25 mil, um abatimento de R$ 1.190. No entanto, as
versões mais completas levam cerca de 40 dias para serem entregues e o
sistema de som é oferecido com sobrepreço. Nesse ponto, o Palio é melhor
negócio.
|
Também é possível encontrar o Clio com descontos, mas os abatimentos
são modestos. A versão Authentique sai por R$ 24.600, ou R$ 850 a menos do
que o valor oficial. Lembrando que não havia ainda unidades com ABS e
airbags. Todas as unidades são oferecidas a pronta entrega e há bastante
oferta de cores nos estoques. É possível comprá-lo com taxa de 0,99% ao mês,
pagando uma entrada de 30% e quitando o restante em 24 meses.
|
Conclusão
|
|
Vencedor. Apesar de
cobrar bem mais pelos itens da cesta de peças e do seguro ser mais caro, o
Palio Fire oferece mais conforto e melhor dirigibilidade, além da segurança
dos freios com sistema ABS e airbags duplos para pronta entrega. Vale
pesquisar nas lojas para conseguir boas condições.
|
As economias pelas quais passou o Clio recentemente trouxeram bons
resultados no valor da cesta de peças, e o carro ainda tem seguro mais em
conta. Mas perde pontos no desempenho e em alguns quesitos de conforto. A
economia de R$ 740 em comparação ao Palio não vale o tanto assim.
|
Fique atento!
|
|
|
Apesar do configurador de carros do site da Fiat oferecer rádio para o
Palio Fire por R$ 182, as revendas consultadas por Autoesporte não oferecem o modelo mais acessível, e chegam a cobrar R$ 500
por outros aparelhos. Já nas lojas da Renault, a principal dificuldade é
encontrar unidades do Clio que tenham sido produzidas em 2014 e já ofereçam
os sistemas de segurança exigidos por lei.
|
Para realizar
o seguro auto dos veículos de acordo com o seu perfil segurado, entre em
contato com a Losangulo Corretora de Seguros e solicite um shopping em varia
companhias para analisar o melhor custo x benefício do seguro Auto.
Losangulo Corretora se Seguros
ORÇAMENTO DE Seguro de Auto à CLIQUE AQUI
Atendimento via Chat On-Line(horário comercial de 2ª a 6ª) à clique aqui
LIGUE:
(11) 2997-1400
Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2014/02/fiat-palio-fire-ou-renault-clio-qual-comprar.html